IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação DO BASTIDOR À AVENIDA: O CARNAVAL DE CRUZ ALTA À LUZ DA FOLKCOMUNICAÇÃO Marcela Guimarães E Silva (Universidade de Cruz Alta); Fabiane da Silva Verissimo (Universidade de Cruz Alta); Fábio Frá Fernandes (Universidade de Cruz Alta)
ResumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar o espaço dado ao carnaval na mídia impressa, sendo este considerado um dos maiores eventos da cidade, palco de manifestação da cultura popular para o município de Cruz Alta. Para tanto, adotou-se a metodologia de estudo à luz da folkcomunicação, no período de seis meses antecedentes à realização do evento. A análise das matérias veiculadas no único jornal diário da cidade permitiu constatar que o carnaval ainda é visto como um momento de festa e não como uma forma de manifestação cultural de um grupo e que há um desconhecimento social do evento, enquanto formador de uma identidade comum àqueles que participam efetivamente da comunidade da escola de samba.
Palavras-chave: Identidade cultural, mídia impressa, folkcomunicação, manifestação popular |