IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania A BELEZA DA MULHER NAS PÁGINAS DA REVISTA CLAUDIA DESDE A DÉCADA DE 1960: A IDENTIDADE ATRIBUÍDA À FIGURA FEMININAഀ
Gabrielle Vivian Bittelbrun (UNESP)
ResumoA pesquisa pretendeu apontar a maneira como as técnicas e os discursos jornalísticos, bem como os meios publicitários, influenciam na auto-percepção e na construção da identidade da mulher, especialmente no que envolve os padrões de beleza. O estudo foi baseado na análise de dez exemplares da Revista Claudia, desde a década de 1960 até os anos 2000, sem ignorar, porém, os aspectos culturais e contextuais que permeiam a questão. Para tanto, contou-se com uma bibliografia notável no assunto, além da seleção de exemplares da revista entre os meses de novembro a março, acreditando-se que, nesse período próximo ao verão há mais preocupações estéticas, decorrentes da maior exposição corporal em praias e clubes, culminando em ainda mais discursos carregados de "apelo ao corpo ideal", que são configurados atualmente como um aspecto marcante na identidade atribuída à figura da mulher.
Palavras-chave: corpo feminino, comunicação, Revista Claudia, padrão de beleza, cidadania |