X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT04.185-1


IJ: Comunicação Audiovisual

DO MALANDRO AO MARGINAL: OS BANDIDOS NO CINEMA BRASILEIRO

Paulo Ricardo dos Santos (Unoesc Campus de Joaçaba)

Resumo

Neste trabalho, é apresentada uma panorâmica da figura do bandido no cinema brasileiro. A busca foi por aspectos sociais das representações do malandro de Candido (1970) e do marginal de Rocha (2004). A pesquisa teve como objetivo contribuir para a discussão sobre a representação da figura do bandido no cinema brasileiro e verificar quais as implicações dessa representação. Pela pesquisa é possível demonstrar como a figura do bandido está se modificando, em compasso com as transformações por que têm passado a sociedade brasileira, das últimas décadas até o momento atual. Para isso, houve uma pesquisa bibliográfica na qual foi trabalhada a noção de malandro, de Candido (1970), e de marginal, de Rocha (2004), os quais deram suporte à discussão sobre o bandido ficcional.


Palavras-chave:  Cinema brasileiro, Malandro, Marginal, Bandido
਍ഀ