X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ03.257-1


IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A COMPLEXIDADE NA AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Mireli Mariani Soares dos Santos (UNIJUÍ-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)

Resumo

਍ഀ

O artigo traz uma referência dos novos modelos e métodos adotados para a medição dos resultados na área de comunicação, levando-se em conta que aguardar o término de um programa ou analisar ferramentas isoladas de comunicação já não abrangem mais a quantificação dos efetivos resultados. Também aborda a avaliação como uma questão decorrente da pressão que a opinião pública exerce sobre as práticas empresariais, instigando-as a adotar um modelo mais transparente e que demonstre resultados. Verifica ainda, que o conhecimento dos métodos facilita investimentos neste setor, na medida em que possibilita a apresentação do retorno financeiro que a comunicação traz à organização.


Palavras-chave:  ativos intangíveis, avaliação, comunicação organizacional, mensuração, reputação
਍ഀ