X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ06.286-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

AS MENINAS APRENDEM AS LIÇÕES DAS REVISTAS? UM ESTUDO SOBRE MÍDIA, EDUCAÇÃO E CULTURA JOVEM

Pâmela Caroline Stocker (Feevale)

Resumo

A relação da cultura jovem com as pedagogias da mídia é ponto central deste estudo,que busca contribuir na interconexão entre as áreas da Comunicação e da Educação. O artigo analisa as relações entre juventude, mídia e educação, tendo como foco a discussão e análise das pautas e anúncios presentes em quatro revistas voltadas para o público jovem feminino que ocupam importante espaço no mercado editorial brasileiro: Capricho, Atrevida, Todateen e Gloss. Compreendendo que a cultura da mídia nos acolhe, nos conforta e nos capta para a construção do nosso modo de ser, este estudo pretende discutir os efeitos desta captação na produção das identidades juvenis. Tendo como referência teórica privilegiada os estudos de Zygmunt Bauman, as análises colocam em relevo a estreita relação entre a cultura jovem e a mídia a partir da discussão das revistas com acadêmicos de Comunicação Social e Design.


Palavras-chave:  consumo, educação, identidade, juventude, mídia
਍ഀ