X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.483-1


IJ: Publicidade e Propaganda

PROPAGANDA POLÍTICA E MARKETING POLÍTICO: ESTUDOS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE SÃO BORJA - RS

Helen Piegas Barcelos (Universidade Federal do Pampa)

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar a propaganda política dos candidatos a prefeito da cidade de São Borja. Temos o objetivo de identificar, os artificios comunicacionais utilizados pelos candidatos, as estratégias discursivas, persuasivas das campanhas eleitorais e o comportamento diante as ações partidárias, bem como interpretar o direcionamento da propaganda. Decidimos analisar as campanhas partidárias e verificar se tais publicidades influenciam na intenção de voto para um candidato. Com esse estudo percebemos a importância de realização de uma pesquisa não só para um melhor entendimento dos comunicadores, mas para  a população em geral a partir dos usos de técnicas, simbologias, slogans, conceitos e significações.


Palavras-chave:  Eleições municipais, Marketing político, Propaganda política
਍ഀ