X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ08.485-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

O FEMININO DA CAPA: A COMUNICAÇÃO E OS VALORES PARA AS MULHERES

Janaina Cruz de Oliveira (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

A comunicação como uma relação envolve sujeitos que constroem seus discursos representando uns aos outros o tempo todo. A representações de valores femininos nos discursos das capas das revistas para mulheres é uma construção social de modos de ser, e é isso que buscamos neste trabalho. O embasamento teórico da Semiologia dos Discursos possibilitam a análise de capas de RFs populares (Ana Maria e Viva Mais) e não-populares (Cláudia e Nova) da Editora Abril. Neste trabalho utilizamos como corpus um exemplar de cada uma e detalhamos três valores que mais aparecem: beleza, relacionamentos e saúde. Concluímos que a partir de um exemplar de cada revista já é possível começar a traçar um perfil de mulher representado por cada uma delas.


Palavras-chave:  Revistas Femininas, Valores, Comunicação, Capas, Representação
਍ഀ