X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ04.566-1


IJ: Comunicação Audiovisual

OS FORMATOS DE ANÚNCIO NO RÁDIO: O PATROCÍNIO

Adriano Dorow Darosi (FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU); Clóvis Reis (FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU)

Resumo

Na propaganda radiofônica, não existe um consenso com respeito à tipologia dos formatos de anúncio. Os estudos anteriores apresentam lacunas teóricas importantes. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar, descrever, analisar e classificar o formato de anúncio denominado patrocínio, veiculado nas emissoras de rádio de Blumenau. Com tal fim, analisa-se uma mostra de 282 anúncios. A análise dos resultados da pesquisa aponta algumas das tendências da propaganda radiofônica em âmbito local, bem como do uso do patrocínio. Verifica-se a existência de quatro tipos de assinatura e dois modos de emissão, o que amplia o conceito do formato de anúncio radiofônico denominado patrocínio.


Palavras-chave:  Rádio, Propaganda, Publicidade, Formato, Patrocínio
਍ഀ