IJ: Comunicação Audiovisual OS FORMATOS DE ANÚNCIO NO RÁDIO: O PATROCÍNIO Adriano Dorow Darosi (FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU); Clóvis Reis (FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU)
ResumoNa propaganda radiofônica, não existe um consenso com respeito à tipologia dos formatos de anúncio. Os estudos anteriores apresentam lacunas teóricas importantes. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar, descrever, analisar e classificar o formato de anúncio denominado patrocínio, veiculado nas emissoras de rádio de Blumenau. Com tal fim, analisa-se uma mostra de 282 anúncios. A análise dos resultados da pesquisa aponta algumas das tendências da propaganda radiofônica em âmbito local, bem como do uso do patrocínio. Verifica-se a existência de quatro tipos de assinatura e dois modos de emissão, o que amplia o conceito do formato de anúncio radiofônico denominado patrocínio. Palavras-chave: Rádio, Propaganda, Publicidade, Formato, Patrocínio |