X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.797-1


IJ: Publicidade e Propaganda

ATIVISMO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO COM PERSUASÃO: COMUNICAÇÃO ATIVISTA PUBLICITÁRIA A PARTIR DO USO DA FOTOGRAFIA਍ഀ

Tatiane Bodaneze (UNOCHAPECÓ)

Resumo

A linguagem publicitária possui como uma de suas principais características a capacidade de persuadir o público com suas mensagens, o aconselhando sobre determinadas ações. Essa característica é percebida pelos grupos políticos ativistas que, para garantir que suas mensagens sejam captadas, passam a utilizar na contemporaneidade esta linguagem persuasiva. Neste estudo pretende-se apontar o uso específico da linguagem publicitária em peças ativistas contemporâneas através da fotografia, uma importante ferramenta comunicativa na era digital. Para cumprir esta finalidade será apresentada a análise de uma mensagem ativista com uso de fotografia e elementos publicitários. Para sustentação teórica serão conceituados itens fundamentais para o entendimento, como o ativismo contemporâneo, linguagem publicitária e fotografia publicitária.


Palavras-chave:  ativismo, fotografia, publicidade
਍ഀ