IJ: Comunicação Multimídia REDES SOCIAIS VERSUS CIRCO VIRTU@L: CONSUMO CULTURAL DE PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA, A PARTIR DE TRANSPOSIÇÕES PARA AS PLATAFORMAS DIGITAIS Alexandre Torresani de Lara (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ)
Resumoഀ
Investigar netnograficamente a relação entre consumo cultural identitário de produção cinematográfica, baseado na transposição de super heróis do cinema para as plataformas digitais, consumidos no Orkut. O mercado, e as novas formas de comunicação reafirmam o papel do sujeito produtor e consumidor de “padrões e ideais”, enquanto as relações são transformadas e movimentadas nas redes sociais na Internet. Teóricos: Adriana Amaral (2008), efeitos da Cibercultura e estudo netnográfico, consumo e segmentação de públicos na esfera digital, Humberto Eco (1997), público como propagandistas e fomentadores de marcas e ideologias sociais, Raquel Recuero (2008), Redes Sociais na Internet. Além de teóricos do Cinema e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), que explicam o fenômeno da interatividade.ഀ
ഀ
ഀ
Palavras-chave: netnografia, cinema, orkut, consumo, Quadrinhos |