X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.851-1


IJ: Publicidade e Propaganda

É POSSÍVEL COMPRAR A PAIXÃO POR UM TIME?

Vanessa Barreto Bueno (Universidade Luterana do Brasil- Ulbra)

Resumo

Este artigo descreve a utilização do marketing promocional para fidelizar os torcedores dos clubes gaúchos Grêmio Football Porto Alegrense e Sport Club Internacional. O objetivo é verificar a influência de ações de marketing promocional sobre os torcedores da dupla Gre-Nal com relação à sua fidelização ao time, tornando-os mais participativos na vida do clube e consumidores dos produtos comercializados pelo time. As ações de marketing promocional identificadas, de persuasão e institucional, que possuem como tema central a paixão do torcedor pelo time, independente do fator resultados, revelam que realmente o marketing promocional torna os torcedores fiéis ao clube, participativos da sua rotina e consumidores de seus produtos.


Palavras-chave:  Marketing, Futebol, Internacional, Marketing Promocional, Grêmio
਍ഀ