X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT03.854-1


IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL:਍ഀ INTERATIVIDADE E PRÁTICAS COLABORATIVAS NA PRODUÇÃO DE BENS DE CONSUMO

Cibele Bastos da Costa (Universidade Tuiuti do Paraná)

Resumo

 

਍ഀ

Resumo: este artigo faz parte de um estudo sobre a relação entre estratégias de Comunicação Organizacional e Interatividade nos processos colaborativos de produção de bens de consumo na WEB 2.0. Busca relacionar conceitos de comunicação e cibercultura com novas práticas de produção colaborativa no mercado corporativo e econômico. Para isto, aborda as proposições teóricas sobre Inteligência Coletiva de Pierre Lévy (2003) e Interação mútua de Alex Primo (2007). Fundamenta-se nas definições de produção compartilhada de bens e serviços descritas por Don Tapscott e Anthony Williams (2007), sob o conceito de Wikinomics, relacionando-as com a WEB 2.0 como ambiente facilitador da interação nos processos de produção colaborativa. Aponta estratégias de comunicação corporativa que definem práticas interativas aqui exemplificadas pela empresa virtual Camiseteria.com.


Palavras-chave:  comunicação organizacional, interatividade, processos colaborativos
਍ഀ