IJ: Jornalismo GREENPEACE: UMA ANÁLISE SOBRE AS POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO ADOTADAS FRENTE A ENERGIA NUCLEAR Eliane Del Sent (FADEP)
Resumoഀ
Esse trabalho aborda as políticas de comunicação adotadas pelo Greenpeace frente à energia nuclear, um tema polêmico que tem acusadores e defensores em todo o mundo. Frente à situação, foram analisados os discursos de duas revistas que explanam sobre essa fonte de energia: uma produzida pela própria organização em novembro de 2007, a qual apresenta os posicionamentos defendidos pelos ambientalistas, e uma outra, Super Interessante de julho de 2007, que traz como matéria principal a energia nuclear, porém, na visão científica. O ponto inicial da análise é a capa das revistas, sendo feito um contraponto entre os discursos apresentados, buscando identificar as políticas de comunicação da organização não governamental. Além da discussão principal, o trabalho explica as origens do Greenpeace, contextualiza o Terceiro Setor e dá enfoque às organizações não governamentais. Palavras-chave: Terceiro Setor, Greenpeace, Políticas de Comunicação, Energia Nuclear |