X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT04.990-1


IJ: Comunicação Audiovisual

O USO DA IMAGEM FEMININA NOS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO: ਍ഀ DO CHACRINHA AO PÂNICO NA TV! ਍ഀ

Silmara Vitto (Universidade do Contestado - UnC); Raphael Carlos Sperb (Universidade do Contestado - UnC); Camila Candeia Paz (Universidade do Contestado - UnC)

Resumo

O presente estudo busca analisar e compreender o uso da imagem da mulher em programas de auditório da televisão brasileira, com o intuito de contribuir para ampliar e aprofundar a discussão sobre a forte influência que a sociedade patriarcal ainda exerce sobre o sexo feminino. Resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo, o presente artigo buscou mostrar como imagens de figuras consideradas passivas interagem com o público, contribuindo para o fortalecimento da imagem da mulher como objeto. Para tanto, além de uma análise histórica mais aprofundada, o presente estudo baseou-se em avaliar o papel da mulher em dois programas de auditório da TV brasileira: "Cassino do Chacrinha" e "Pânico na TV!". Os programas foram escolhidos a fim de evidenciar as transformãções no uso da imagem feminina, deste a década de 80 até os dias atuais.


Palavras-chave:  Cassino do Chacrinha, Gênero, Imagem da Mulher, Pânico na TV!, Programas de Auditório
਍ഀ