X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT08.1007-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

SEMIÓTICA DA CULTURA: UMA ANÁLISE NOS SUPERMERCADOS DE REDE

Desire Blum Menezes Torres (PUC/SP - UFPR)

Resumo

O presente artigo visa analisar aspectos da semiótica da cultura, com base na mestiçagem cultural, nos supermercados de rede nacional e estrangeira, tendo como foco a comunicação destinada ao público consumidor. A metodologia utilizada baseou-se em Gil (2002) tendo como classificação o tipo de pesquisa exploratória, o procedimento técnico o levantamento bibliográfico e a observação em redes de supermercado, na cidade de Curitiba-PR. Pode-se concluir que os supermercados estudados possuem diretrizes semelhantes no aspecto de maximizar nos pontos de acesso dos consumidores o foco para o consumo, fruto do sistema padronizado a qual pertencem às redes. Entretanto, alguns traços de mestiçagem cultural podem ser detectados nestas organizações.


Palavras-chave:  comunicação, supermercados de rede, mestiçagem cultural, espaço urbano
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