X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT08.1025-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

TIRADENTES ESQUARTEJADO: ESPACIALIDADE E COMUNICABILIDADE NA OBRA DE PEDRO AMÉRICO਍ഀ

Lilian Carla Muneiro (Pontifícia Universidade CAtólica de São Paulo)

Resumo

A historiografia mostra que Tiradentes foi escolhido para representar a República e ajudar a convalidar estratégias políticas do novo regime. Neste sentido, o herói foi midiatizado, utilizado pelos suportes mediativos disponíveis na época. A obra Tiradentes Supliciado, apresentada pelo pintor Pedro Américo, também conhecida como Tiradentes Esquartejado, rompe com a estratégia republicana. Trata-se da única imagem na história da arte brasileira e ocidental que privilegia a visão do esquartejamento. Este artigo analisa a imagem tendo em vista a espacialidade, a comunicabilidade e a narratividade contidas na obra. O referencial teórico contempla a semiótica discursiva e a teoria do espaço proposta por Ferrara (2008).


Palavras-chave:  comunicação, imagem, espacialidade, semiótica
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