X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT08.1025-1
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
TIRADENTES ESQUARTEJADO: ESPACIALIDADE E COMUNICABILIDADE NA OBRA DE PEDRO AMÉRICOഀ
Lilian Carla Muneiro (Pontifícia Universidade CAtólica de São Paulo)
Resumo
A historiografia mostra que Tiradentes foi escolhido para representar a República e ajudar a convalidar estratégias políticas do novo regime. Neste sentido, o herói foi midiatizado, utilizado pelos suportes mediativos disponíveis na época. A obra Tiradentes Supliciado, apresentada pelo pintor Pedro Américo, também conhecida como Tiradentes Esquartejado, rompe com a estratégia republicana. Trata-se da única imagem na história da arte brasileira e ocidental que privilegia a visão do esquartejamento. Este artigo analisa a imagem tendo em vista a espacialidade, a comunicabilidade e a narratividade contidas na obra. O referencial teórico contempla a semiótica discursiva e a teoria do espaço proposta por Ferrara (2008).