X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.1042-1


IJ: Publicidade e Propaganda

DO MARKETING AO POLÍTICO: UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ELEITORAL

Maikon Marcelo Ferreira Werner (FURB - Universidade Regional de Blumenau); Clóvis Reis (FURB - Universidade Regional de Blumenau)

Resumo

Fruto de um estudo mais abrangente, este artigo surgiu da necessidade de se condensar a vasta bibliografia existente sobre o marketing político e eleitoral no Brasil. É evidente o impacto que as técnicas de comunicação social passaram a exercer no cenário político moderno. Cada vez mais conscientes desta realidade, partidos e suas lideranças passaram a apostar em estratégias que, se por um lado contribuíram para mitificar a imagem dos tradicionais marqueteiros, por outro atuam como importante facilitador
quanto à formação da opinião pública. Este artigo traça uma linha evolutiva em busca da concepção moderna do marketing eleitoral com o objetivo da apresentar suas principais estratégias e ferramentas.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Comunicação, Política, Marketing Eleitoral
਍ഀ