IJ: Publicidade e Propaganda DO MARKETING AO POLÍTICO: UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ELEITORAL Maikon Marcelo Ferreira Werner (FURB - Universidade Regional de Blumenau); Clóvis Reis (FURB - Universidade Regional de Blumenau)
ResumoFruto de um estudo mais abrangente, este artigo surgiu da necessidade de se condensar a vasta bibliografia existente sobre o marketing político e eleitoral no Brasil. É evidente o impacto que as técnicas de comunicação social passaram a exercer no cenário político moderno. Cada vez mais conscientes desta realidade, partidos e suas lideranças passaram a apostar em estratégias que, se por um lado contribuíram para mitificar a imagem dos tradicionais marqueteiros, por outro atuam como importante facilitador quanto à formação da opinião pública. Este artigo traça uma linha evolutiva em busca da concepção moderna do marketing eleitoral com o objetivo da apresentar suas principais estratégias e ferramentas.ഀ
ഀ
Palavras-chave: Comunicação, Política, Marketing Eleitoral |