X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.1061-1


IJ: Publicidade e Propaganda

MECANISMOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA

Juliana Petermann (Universidade Federal de Santa Maria); Guilherme Feijó Moreira (Universidade Federal de Santa maria)

Resumo

A ênfase que direciona esse artigo é iniciar uma construção reflexiva sobre o processo de criação, seus usos, seus fazeres, seus procedimentos e os espaços de sua institucionalização em publicidade. Pensar que mecanismos institucionalizam a criação nos fazeres publicitários. Assim, nesse primeiro momento, opta-se por olhar o processo de produção do anúncio tendo como o foco as práticas que institucionalizam esse produto final, a partir de Foucault (2007) e Berger & Luckmann (1983). A revisão dos conceito de formação discursiva e arquivo de Foucault (2007) e de institucionalização e legitimação a partir de Berger & Luckmann (1983) tensionados em direção ao campo da criação publicitária permitem a construção de alicerces firmes para a investigação do processo de institucionalização das práticas criativas em publicidade e propaganda.


Palavras-chave:  Publicidade, Criação Publicitária, Institucionalização
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