IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania O OLHAR DAS MULHERES TRABALHADORAS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA EM NOVO HAMBURGO E REGIÃO SOBRE O EXERCÍCIO DO TRABALHO Camila Dri (Centro Universitário Feevale)
ResumoEste texto apresenta uma etapa da pesquisa sobre a formulação do discurso coletivo das mulheres trabalhadoras em grupos formais e não-formais do setor calçadista, sobre o seu trabalho em si. Pesquisa essa, que avança nos estudos das redes informais de comunicação. Pretende-se analisar quais os elementos que influenciam na melhora da qualidade de vida delas, a partir do exercício do trabalho. Discursos coletivos esses, de suas ações cotidianas, pouco estudados que se referem a um processo comunicacional gerador de diferentes mediações do conhecimento. A análise teórica tem base em autores do campo da Comunicação, da Sociologia e da Antropologia que estudam a formulação dos discursos e das relações sociais do trabalho. Palavras-chave: mulheres;, análise do discurso coletivo, fábricas de calçados, redes informais de comunicação |