IJ: Comunicação Audiovisual A LINGUAGEM E O PROCESSO COMUNICATIVO NA REPRESENTAÇÃO DA ഀ
ÉTICA EM "DOGVILLE", DE LARS VON TRIER Maria Argentina Húmia Dórrio (Universidade Tuiuti do Paraná)
ResumoEste artigo tem o objetivo de analisar a linguagem cinematográfica de Lars Von Trier e sua estratégia comunicativa em Dogville. Sua estratégia, neste filme, está no modo como ele o constrói, ou seja, na maneira específica com que produz sentido, através de uma extraordinária densidade de signos verbais e não-verbais. Sua linguagem se dá através de uma imensa economia de meios, largamente compensada por uma surprrendente inventividade da signagem cinematográfica a serviço da produção de sentido, o que aponta para uma ética questionadora do próprio modo de se fazer cinema. Para isto, a abordagem teórica será ancorada, fundamentalmente, em Soren Kierkegaard e Décio Pignatari. ഀ
Palavras-chave: Linguagem cinematográfica; Processo Comunicativo; Representação; Signo; Ética
Palavras-chave: Ética, Linguagem, Processo Comunicativo, Representação, Signo |