X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT04.1085-1


IJ: Comunicação Audiovisual

A LINGUAGEM E O PROCESSO COMUNICATIVO NA REPRESENTAÇÃO DA ਍ഀ ÉTICA EM "DOGVILLE", DE LARS VON TRIER

Maria Argentina Húmia Dórrio (Universidade Tuiuti do Paraná)

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a linguagem cinematográfica de Lars Von Trier e sua estratégia comunicativa em Dogville. Sua estratégia, neste filme, está no modo como ele o constrói, ou seja, na maneira específica com que produz sentido, através de uma extraordinária densidade de signos verbais e não-verbais. Sua linguagem se dá através de uma imensa economia de meios, largamente compensada por uma surprrendente inventividade da signagem cinematográfica a serviço da produção de sentido, o que aponta para uma ética questionadora do próprio modo de se fazer cinema. Para isto, a abordagem teórica será ancorada, fundamentalmente, em Soren Kierkegaard e Décio Pignatari.

਍ഀ

Palavras-chave: Linguagem cinematográfica; Processo Comunicativo; Representação; Signo; Ética


Palavras-chave:  Ética, Linguagem, Processo Comunicativo, Representação, Signo
਍ഀ