X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT01.1093-1


IJ: Jornalismo

O MEDO NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO: UM ESTUDO DO CASO JOÃO HÉLIO

Taianá Barbosa Martinez (Universidade Positivo); Elza Aparecida de Oliveira Filha (Universidade Positivo)

Resumo

Este artigo busca aprofundar os estudos dos medos sociais, partindo da constatação de que a violência e a criminalidade são assuntos muito presentes nas rodas de conversas da atualidade, e que estes temores são intensificados pelo jornalismo. A intenção é identificar de que forma o medo é construído nos produtos específicos do jornalismo e no que ele interfere no imaginário coletivo. O objeto em questão são as reportagens veiculadas entre os dias 8 a 15 de fevereiro de 2007, no Jornal Nacional, sobre o assassinato do menino João Hélio Fernandes, no Rio de Janeiro, ocorrido no dia 7 de fevereiro daquele mesmo ano. Dez moradores de Curitiba foram convidados a assistir algumas dessas reportagens e falar sobre o medo, demonstrando a consolidação de estereótipos e dos preconceitos social e de raça.


Palavras-chave:  Medo social, Telejornalismo, Violência
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