IJ: Comunicação Multimídia REAL X VIRTUAL, MOVIMENTOS QUE TRANSCENDEM O CIBERESPAÇO. Éverton Bohn Kist (Centro Universitário Franciscano)
ResumoAo enviar uma mensagem anônima para 50 pessoas, através do e-mail themobproject@yahoo.com, convidando-as para ir à frente da Claire’s Acessories, uma loja de acessórios femininos de Nova Iorque, o jornalista Bill Wasick organizou o primeiro Flash Mob de que se tem notícia. Para definir Flash Mob (ou Flash Mobilization) como o ato ou mobilização organizada no campo virtual que transcende a barreira do ciberespaço e concretiza-se no mundo real, este trabalho recorre à distinção entre virtual e real encontrada em Pierre Lévy e ao conceito de líderes de opinião, em Mauro Wolf. O que se intenta é uma análise do fenômeno comunicacional Flash Mob, para tanto recorrendo também aos conceitos de territorialização e desterritorialização, em Deleuze e Guattari, e tribalização, em Michel Maffesoli.
Palavras-chave: Flash Mob, Mobilização Instantânea, Ciberespaço, Tribalização |