IJ: Comunicação Multimídia O MARKETING PESSOAL FEITO POR INTEGRANTES DE BANDAS DE PAGODEഀ
EM REDES DE RELACIONAMENTOS Danielle Xavier Miron (Centro Universitário Franciscano); Camila Reck Figueiredo (Universidade Federal de Santa Maria); Najara Ferrari Pinheiro (Universidade de Caxias do Sul)
Resumoഀ
O presente artigo aborda a relação entre internet e os espaços digitais que surgiram com seu advento:as comunidades virtuais e as redes de relacionamentos. Também constitui esta pesquisa o marketing pessoal em perfis criados na rede de relacionamento Orkut. Para fazer este estudo, foi utilizada pesquisa bibliográfica e configurações empíricas da pesquisa da comunicação, como abordagens de teor cartográfico (mapeamento de elementos existentes na rede) e abordagens de teor textual (análise de palavras, objetos sonoros, imagens e outras linguagens). Este estudo selecionou cinco perfis de integrantes de bandas de pagode de Santa Maria/RS. Como resultado, pode-se perceber que todos os perfis analisados, reafirmam a identidade de pagodeiros natos, relacionando esse grupo com mulheres, bebidas e futebol. Palavras-chave: MARKETING PESSOAL, MULTIMIDIA, TECNOLOGIA, ORKUT |