IJ: Comunicação Audiovisual O MERCADO CINEMATOGRÁFICO BRASILEIRO APÓS A ENTRADA DA GLOBO FILMES Marcio Telles da Silveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
ResumoEste trabalho faz parte da pesquisa Convergência tecnológica e tradução intersemiótica entre imagens audiovisuais: as aproximações entre cinema e tevê, sob orientação da Professora Drª. Miriam de Souza Rossini. Através de levantamento feito com base nos relatórios divulgados anualmente pela ANCINE, o presente artigo visa analisar o mercado cinematográfico brasileiro a partir da Retomada (1994-2003) e para além dela (até 2007). É atraves destes dados que poderemos ter uma visão mais abrangente da real participação e importância da Globo Filmes no audiovisual brasileiro. Ao longo das páginas deste trabalho, dividirei a produção audiovisual brasileira da última década e meia em dois grandes grupos: os filiados à Globo Filmes e os independentes. O artigo revelará realidades distintas para cada um dos dois grupos.ഀ
ഀ
Palavras-chave: Cinema, Cinema Brasileiro, Globo Filmes, Mercado Audiovisual |