IJ: Jornalismo O SITE COMO ESPAÇO DA AUTO-REFERENCIALIDADE DO JORNALISMO TELEVISIVO: O CASO DO PROGRAMA GLOBO RURAL Andrea Franciele Weber (Universidade Federal de Santa Maria)
Resumoഀ
No contexto da "sociedade midiatizada", as práticas do Jornalismo têm apresentado variadas mutações, tais como o fortalecimento das estratégias de auto-referencialidade. Sob essa perspectiva, através deste artigo, buscamos refletir sobre auto-referencialidade no Jornalismo contemporâneo, a partir do caso empírico verificado no programa televisivo Globo Rural (Rede Globo) e que apresenta seu espaço na Internet. No site do Globo Rural observamos a estratégia da auto-referencialidade em dois vídeos que reproduzem o perfil das duas estruturas do programa na televisão: o programa diário, voltado à informação técnica e econômica, que aqui consideramos como objetivo e breve; o dominical, com uma abordagem mais humana e menos tecnicista, mais interpretativo e longo. Palavras-chave: jornalismo, Internet, Televisão, auto-referencialidade, Globo Rural |