IJ: Jornalismo OS EDITORES DE MODA "EM REVISTA": UM ESTUDO DE CASO SOBRE O SITE ERIKA PALOMINO E A REVISTA ELLE Daniela Aline Hinerasky (Centro Universitário Franciscano - Unifra); Ana Marta Moreira Flores (Centro Universitário Franciscano - Unifra)
ResumoA pesquisa trata sobre a cobertura em site e revista de moda no Brasil a partir do ponto de vista dos editores. O objetivo foi compreender a notícia de moda destes segmentos (revista e site) na perspectiva de seus profissionais, no intuito de discutir acerca do papel do editor de moda no país num momento em que a informação e a redação estão se modificando. Adotamos uma proposta multidisciplinar, através do cruzamento entre moda e jornalismo considerando o editor em uma função articuladora no processo. Ambos os editores de moda concordam que os critérios de noticiabilidade e edição dependem do perfil do veículo e dos leitores e que o papel do editor é selecionar e traduzir as informações de moda no sentido de dar opções para os leitores, e não ditar escolhas. Por sua vez, nenhum deles acredita que o editor de moda é capaz de interferir em padrões de beleza, isoladamente. Palavras-chave: Editores, Jornalismo, Jornalismo Online, Moda, Revista |