X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.1147-1


IJ: Publicidade e Propaganda

RECEPÇÃO DA PUBLICIDADE: UM ESTUDO DA CLASSE SOCIAL COMO MEDIAÇÃO

Lisiane Valnice Feigel (UNIJUI); Nilse Maria Maldaner (UNIJUI)

Resumo

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Este trabalho tem como objetivo identificar como ocorre o processo de mediação da classe social na construção de sentidos para a publicidade e se os grupos selecionados se identificam com os comerciais voltados para sua classe social. Para isso, foi realizada uma pesquisa de análise da recepção, de caráter qualitativo e exploratório, com turmas de 8ª série de três escolas com características sócio-culturais diferentes, localizadas no município de Ijuí, no interior do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com os dados obtidos, foi possível constatar que eles se identificam com comerciais voltados à sua classe social, porém, é visível também a projeção das classes inferiores para um patamar superior.


Palavras-chave:  Publicidade, Recepção, Mediação, Classe Social
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