IJ: Interfaces Comunicacionais UMA BÊNÇÃO APOSTÓLICA? CINEMA E RELIGIÃO NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES ഀ
Paula Regina Puhl (Centro Universitário Feevale); Cleber Cristiano Prodanov (Centro Universitário Feevale); Cristina Ennes da Silva (Centro Universitário Feevale)
ResumoO presente estudo problematiza a relação entre o Cinema, considerado como prática comunicacional, e a construção de identidades por intermédio da mídia impressa. Como estudo de caso foi utilizado o município de Novo Hamburgo, localizado no Rio Grande do Sul. Foram selecionadas matérias do jornal local da região, chamado NH, entre os anos de 1960 e 1965. Nos primeiros seis anos da década de sessenta, a cidade contava com quatro salas de projeção e um cineclube ligado à igreja católica. A partir do recorte selecionado foi percebido que tanto as atividades originadas da prática cinematográfica quanto as ações do cineclube refletiram as mudanças sociais e culturais na construção da identidade em uma cidade que nasceu da valorização do trabalho.
Palavras-chave: Cinema, Comunicação, Identidade, Religião |