X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT06.1172-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

O CONSUMO DE MÚSICA REGIONAL COMO MEDIADOR DA IDENTIDADE

Valton Neto Chaves Dias (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

਍ഀ

O trabalho procura compreender como se constitui a identidade no Rio Grande do Sul a partir do consumo de dois movimentos de música regional: a música campeira e a tchê music. Nos meios de comunicação, estes gêneros apresentam-se como concorrentes, opondo o campo à cidade e a tradição à modernidade. Ao se analisar o consumo dos gêneros musicais na vida cotidiana, o que se observa são tendências contraditórias e complementares: o consumo enquanto distinção e enquanto comunicação (García Canclini, 1996). Por um lado, ele permite que grupos sociais se confrontem e se mantenham como opositores; por outro, as hibridações entre o culto e o popular entre o moderno e o tradicional servem para unir e comunicar experiências diferenciadas e desiguais.


Palavras-chave:  Mídia, Consumo Cultural, Identidade
਍ഀ