X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT04.1182-1


IJ: Comunicação Audiovisual

CINEMA, IMAGINÁRIO E IDENTIDADE EM FALSCHE BEWEGUNG, DE WIN WENDERS

Mauro de Araújo Menine Júnior (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

O cineasta Win Wenders na direção de Movimento em Falso (1975), assim como Alice nas cidades (1974) e No decorrer do tempo (1976) encerra uma trilogia cujas representações do imaginário e da identidade alemã se mostram impregnadas de um violento niilismo quanto à noção da possibilidade de um projeto coletivo, de um precário "comum-pertencer" dentro de determinado estado político e herança histórica, da decadência do cinema enquanto linguagem atrelada a uma ética-estética do passado. O presente artigo propõe uma leitura crítica acerca das representações identitárias em Movimento em Falso (Falsche Bewegung, 1975), e de como os mesmos são operacionalizados como reprodutores de sentido(s) à memória, aos mitos, às histórias de uma determinada "geografia imaginária".


Palavras-chave:  Cinema, Imaginário, Identidade, Win Wenders
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