IJ: Comunicação Audiovisual CINEMA, IMAGINÁRIO E IDENTIDADE EM FALSCHE BEWEGUNG, DE WIN WENDERS Mauro de Araújo Menine Júnior (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
ResumoO cineasta Win Wenders na direção de Movimento em Falso (1975), assim como Alice nas cidades (1974) e No decorrer do tempo (1976) encerra uma trilogia cujas representações do imaginário e da identidade alemã se mostram impregnadas de um violento niilismo quanto à noção da possibilidade de um projeto coletivo, de um precário "comum-pertencer" dentro de determinado estado político e herança histórica, da decadência do cinema enquanto linguagem atrelada a uma ética-estética do passado. O presente artigo propõe uma leitura crítica acerca das representações identitárias em Movimento em Falso (Falsche Bewegung, 1975), e de como os mesmos são operacionalizados como reprodutores de sentido(s) à memória, aos mitos, às histórias de uma determinada "geografia imaginária".
Palavras-chave: Cinema, Imaginário, Identidade, Win Wenders |