X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT05.1205-1


IJ: Comunicação Multimídia

O CAPITAL CULTURAL E O PODER DOS APLICATIVOS SOCIAIS: O PLURK COMO ESTUDO DE CASO

João Baptista Soares de Faria Lago (CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, SP)

Resumo

Tendo como referência a obra de Pierre Bourdieu, o objetivo deste trabalho consistiu em investigar características arquiteturais, simbólicas e funcionais do Plurk (aplicativo de microblogagem) e sua influência, em grupos de baixo e elevado capital social. Através da observação participante e de uma análise dos discursos presentes tanto na dinâmica de dois grupos observados (com baixo e com elevado capita social), quanto nas caracterísicas simbólicas da ferramenta, concluiu-se que seu capital cultural motivaria o seu uso; que, contrariamente a grupos de menor capital social, aqueles com capital social mais consistente gozariam de uma maior margem de independência em relação à ferramenta, favorecendo os seus movimentos de apropriação.


Palavras-chave:  apropriação, capital cultural, capital social, microblog, plurk
਍ഀ