IJ: Jornalismo "TODO COMPOSITOR BRASILEIRO É UM COMPLEXADO" - ANONIMATO E FAMA DE TOM ZÉ NA MÍDIA IMPRESSA ESPECIALIZADA Lygia Maria Silva Rocha (Universidade Federal de Santa Catarina)
ResumoEste artigo analisa o processo de consagração de artistas e/ou produtos culturais através da mídia impressa especializada em cultura. A questão é descobrir o que faz um produto/ artista ser divulgado na grande mídia especializada e o que o faz ser renegado pela mesma. Abordamos o tema a partir da análise da trajetória do músico brasileiro Tom Zé nos cadernos culturais brasileiros no período de 1968 a 2002. A partir da década de 80, este artista praticamente sumiu damídia impressa retornando apenas na década de 90. Este artigo tem como objetivos entender por que isto aconteceu e perceber a relação em jornalismo cultural, artistas e indústria cultural através do cruzamento entre a análise quantitativa e qualitativa das matérias e determinado aparato conceitual de Pierre Bourdieu, Renato Ortiz e Néstor García Canclini.
Palavras-chave: jornalismo cultural, indústria cultural, capital simbólico, mundialização, Tom Zé |