IJ: Publicidade e Propaganda ‘PARA ACABAR COM ESSE NEGÓCIO DE VOCÊ VIVER SEM MIM’: O PAPEL DIDÁTICO DA PROPAGANDA DE ELETRODOMÉSTICOS NO BRASIL DURANTE O PERÍODO JK Roberta Fleck Saibro Krause (ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing)
ResumoEste trabalho tem como objetivo identificar em que medida a propaganda de eletrodomésticos teve um papel educativo e de difusão de novos produtos e hábitos na sociedade brasileira durante o período em que Kubitschek governou o país. Este período ficou marcado na história do Brasil pelo desenvolvimento econômico e industrial que disseminou o modo capitalista inspirado na sociedade norte-americana, gerando uma nova classe social, a classe média urbana. A propaganda se expande com a revolução dos meios de comunicação impressos, a pulverização do rádio e com a introdução da televisão. A realização teórica deste projeto conta com a pesquisa e conexão dos autores Fausto (2002), Hobsbawm (1995), Skidmore (1998), Figueiredo (1998) e Cohen (2005) por meio de uma vertente qualitativa de caráter exploratório documental e bibliográfico. Palavras-chave: Governo JK, Anúncios de Eletrodomésticos, Publicidade, Desenvolvimento Industrial |