XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:PP08.799-1


Modalidade: Fotografia publicitária (avulso)

ALIMENTO IN NATURA

Daniel Luciano da Silva (Universidade Feevale)

Resumo

As fotografias de alimentos têm o propósito de despertar o desejo de consumo.  Fotografar alimentos in natura, com o propósito de gerar vontade de comê-los foi o tema do trabalho de aula, da disciplina de Fotografia Publicitária Avançada, do curso de Publicidade e Propaganda da FEEVALE. A técnica de iluminação utilizada foi: ataque e compensação suaves, para não gerarem sombras marcantes e contraluz duro para proporcionar uma aura “quase mágica” nas frutas. A expectativa foi obter os melhores contrastes e cores resultantes dessa técnica. Para a obtenção da maior nitidez possível, foi utilizada uma câmera Nikon D80 com lente teleobjetiva Nikon 105mm N f 2.8 para obter pequena profundidade de campo acentuada. Os resultados foram: o contraluz destacando as frutas pelas suas silhuetas e o foco no centro da imagem direcionando o olhar ao talo da maçã.


Palavras-chave:  Comunicação, contraluz, fotografia publicitária, técnica fotográfica
਍ഀ