IJ: Publicidade e Propaganda MERCHANDISING ELETRÔNICO NO CINEMA NACIONAL SERIADO: UM OLHAR SOBRE OS FILMES SE EU FOSSE VOCÊ E SE EU FOSSE VOCÊ 2ഀ
Ana Daniele Nataline Giovanella (Universidade Regional de Blumenau)
ResumoO presente artigo trata sobre o merchandising no cinema seriado brasileiro nos filmes Se Eu Fosse Você (2006) e Se Eu Fosse Você 2 (2009). Esses filmes foram escolhidos devido ao grande sucesso de bilheteria que obtiveram, e por terem alavancado a maneira de se fazer cinema no Brasil se enquadrando a métodos bastantes utilizados pelos americanos nos anos 1990. O objetivo geral deste trabalho é analisar o merchandising na estrutura dramática na ficção seriada no cinema nacional e analisar quando o merchandising se faz presente e de que forma ele se apresenta na narrativa dos filmes mencionados. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2009/2. Espera-se que este estudo possa trazer novas discussões sobre o merchandising no cinema seriado brasileiro.
Palavras-chave: Cinema Brasileiro, Publicidade, Propaganda, Merchandising |