XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ06.32-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

LITERATURA, CINEMA E PUBLICIDADE: UM ESTUDO SOBRE A ESTRUTURA NARRATIVA EM FILMES PUBLICITÁRIOS

Caetano Edson Vieira (Universidade Regional de Blumenau); Rafael Jose Bona (FURB/UNIVALI)

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi pesquisar se há a presença de estruturas narrativas em filmes publicitários, com ênfase para a Jornada do Herói, proposta por Campbell (1992) e adaptada por Vogler (2006), do qual se fundamentou esse trabalho, muito embora, o autor faça uso de outros teóricos. Por partes, este trabalho buscou relacionar brevemente literatura, cinema e o filme publicitário e em seguida analisou-se um filme publicitário que se assemelha a estrutura de literatura e cinema. Para estudo de caso foi escolhido o filme publicitário da operadora de telefonia Claro: Felicidade (2008). Durante a análise do filme foi possível separar os elementos de estrutura dos roteiros e identificar a Jornada do Herói, estrutura narrativa proposta para esta pesquisa.


Palavras-chave:  Publicidade, Cinema, Literatura, Jornada do Herói, Interfaces
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