IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação TENTE, INVENTE. MAS FAÇA O TELESPECTADOR SER DA GENTE.ഀ
GLOBO E RECORD: A DISPUTA DE QUASE DUAS DÉCADASഀ
Andre Kron Marques Zapani (UTP)
ResumoA disputa midiática televisiva vem ganhando a cada dia novos capítulos na batalha pela conquista da audiência. Este embate, entre líder e vice-líder, que se caracteriza pelos antagonismos desde a fundação à consolidação das marcas, tem em seu cerne predicados litúrgicos do sagrado/profano que se iniciou há quase vinte anos e que hoje integra um processo tautológico temporal cíclico que atualmente vive no ápice de sua visibilidade e de sua espetacularidade. Este artigo busca analisar sinteticamente as causas históricas, políticas e sociais (Borelli;Mattos) desta rivalidade, tomando como exemplo recente discussão, ao vivo, das repórteres de ambas emissoras em programa diário de televisão aberta, fazendo uma comparação da disputa midiática pela audiência com a sociedade contemporânea do hiperespetáculo (Silva) e com a produção noticiosa jornalística (Pena; Traquina).
Palavras-chave: Globo, Record, disputa midiática, sociedade do hiperespetáculo, audiência |