IJ: Jornalismo RECEPÇÃO E JUVENTUDE: LEITURAS EFETUADAS POR JOVENS DE CLASSE POPULAR ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES DA POBREZA VEICULADAS EM TELEJORNAL Gabrielli Siqueira Dala Vechia (Universidade Federal de Santa Maria)
Resumoഀ
Tomando como pressuposto a ideia de receptor como sujeito social, que decodifica as mensagens midiáticas a partir das mediações culturais e instituições em que está inserido, este trabalho pretende investigar como jovens de classe popular lêem, interpretam e re-significam as representações da pobreza fornecidas pelo telejornal. Através de uma aplicação empírica do modelo teórico-metodológico Encoding/Decoding, proposto por Stuart Hall em 1980, chega-se a um resultado que corrobora a hipótese do autor de que as leituras negociadas são as que operam com maior frequência, endossando que a recepção da mensagem vai além da pura assimilação ou rejeição. ഀ
Palavras-chave: Estudos Culturais, Encoding/Decoding, Juventude, Recepção, Telejornalismo |