XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.131-1


IJ: Publicidade e Propaganda

MODA E MÍDIA:REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADES A PARTIR DO CONSUMO

Darciele Paula Marques (Universidade Federal do Pampa); Flavi Ferreira Lisbôa Filho (Universidade Federal do Pampa); Iuri Garcia Lopes (Universidade Federal do Pampa)

Resumo

਍ഀ O consumo e a moda correspondem a dois termos muito conhecidos pelos indivíduos,

pois estão significativamente presentes no cotidiano. A moda é, por sua vez, alimentada e mantida pelo consumo, formando assim um ciclo vicioso onde um depende do outro para se fazer existir. Ainda, estes dois aspectos envolvem representações e identidades. Temáticas que na contemporaneidade encontram-se cada vez mais plurais e marcam seu espaço pela diferença, ou seja, de elementos que delineiem seu lugar de fala e de pertencimento, para a particularização da mesma em um contexto. Neste estudo, as reflexões são pautadas pelo que foi exposto até o momento. Ainda, considera-se a mídia, como um processo capaz de englobar todas as instâncias. Faz também apropriações do mundo real e do ficcional, através de atores discursivos e sociais para sua posterior oferta aos indivíduos.
਍ഀ


Palavras-chave:  Moda, Consumo, Identidade, Mídia, Representação
਍ഀ