IJ: Publicidade e Propaganda PUBLICIDADE INSTITUCIONAL E IDENTIDADE REGIONAL: ANÁLISE DO VÍDEO “ORGULHO ഀ
GAÚCHO” DO BANRISUL FRENTE AOS PRINCÍPIOS DO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO Bruno Kegler (UFSM); Maria Ivete Trevisan Fossá (UFSM)
ResumoO objeto de análise é o vídeo publicitário “Orgulho Gaúcho” do Banrisul, especialmente a presença dos princípios e valores preconizados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho-MTG. Por ser o banco do Estado, o uso de mensagens publicitárias com argumentos que rendem tributos à identidade gaúcha se adapta aos seus objetivos mercadológicos, enquanto converge com os interesses do MTG. Ao realçar os valores da cultura gaúcha, passa a orientar o modo de sentir, pensar e agir do cliente e, por processos de identificação e projeção às personalidades míticas ou reais que encarnam os valores contidos no vídeo, estabelece o vínculo entre público e organização. Através de análise qualitativa e interpretativa verifica-se como a temática regional se constitui uma ação publicitária estratégica na consolidação da identidade do Banrisul. ഀ
Palavras-chave: Publicidade, Identidade regional, comunicação |