IJ: Interfaces Comunicacionais EDUCOMUNICAÇÃO E VIOLÊNCIA ESCOLAR Shelli Uílla da Rosa Vidoto (Universidade Federal de Santa Maria); Jones Machado (Universidade Federal de Santa Maria); Cadiani Lanes Garcez (Universidade Federal de Santa Maria); Kauan Prates Gonçalves (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoEste artigo aborda concepções de educomunicação e relata uma experiência de comunicação comunitária, a partir do projeto Educação Com & Para a Mídia. Por meio da técnica de grupo focal, aferiram-se as percepções dos conteúdos veiculados pelas mídias televisiva e impressa e a relação de fatos noticiosos a respeito da violência escolar com a realidade diária de estudantes da 6ª série do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, da cidade de Santa Maria. Este projeto de educação para a mídia representa uma possibilidade de que os processos comunicativo e educativo revelem-se formadores de sujeitos que exerçam de forma plena a cidadania. Isso só é possível, graças ao desenvolvimento da capacidade crítica dos indivíduos, que aprender pensar e fazer comunicação a partir do ambiente escolar.
Palavras-chave: Comunicação Comunitária, Educomunicação, Violência, Cidadania |