XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ04.227-1


IJ: Comunicação Audiovisual

A IMAGEM DA MULHER PROPAGADA NA LINGUAGEM DOS VIDEOCLIPES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MATERIAL GIRL DE MADONNA

Bruna Fernandes Barros (Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo

O artigo que aqui se apresenta se trata de fragmentos de uma pesquisa realizada atualmente no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Itajaí em Santa Catarina acerca da imagem da mulher representada nos videoclipes musicais. Para estudo de caso foi selecionada a cantora Madonna que ao longo de quase três décadas tem propagado a imagem feminista por meio de seu trabalho. Neste artigo, portanto, apresenta-se uma análise do videoclipe Material Girl produzido na década de 1980. O interesse por esse estudo se deu devido a curiosidade de identificar de que forma ideologias podem se manifestar no cenário popular, mesmo que por meio de realizações artísticas, como a música e o videoclipe.


Palavras-chave:  Mulher, Videoclipes, Linguagem, Imagem, Madonna
਍ഀ