XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.246-1


IJ: Publicidade e Propaganda

O CIGARRO E O MITO: UM ESTUDO SOBRE O MERCHANDISING DA MARCA MARLBORO

Camila Beaumord (Universidade do Vale do Itajaí); Rafael Jose Bona (FURB/UNIVALI)

Resumo

Este artigo discute sobre as formas alternativas que a indústria do tabaco encontrou para divulgar seu principal produto. Por ser proibida da veiculação de comerciais referentes a cigarros, a Marlboro foi uma das marcas que se posicionou e começou a investir em mídias alternativas para manter a imagem da marca sempre em vista do consumidor. Para anunciar marcas de cigarros as empresas tabagistas começaram a se apropriar do merchandising eletrônico ao inserir o produto em filmes, seriados e telenovelas. Neste artigo se aborda o cigarro, o mito e o merchandising além de se fazer um breve estudo sobre a história da marca Marlboro.


Palavras-chave:  Merchandising, Cigarros, Propaganda, Marca, Marlboro
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