XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT05.291-1


IJ: Comunicação Multimídia

PODCAST: O UNIVERSO MIDIÁTICO EM SALA DE AULA

Daniele Cristina Canfil (Universidade do Contestado - Campus de Concórdia); Camila Candeia Paz Fachi (Universidade do Contestado - Campus de Concórdia)

Resumo

਍ഀ O presente estudo analisou a eficácia do uso dos Podcasts no processo de ensino e aprendizagem de alunos, assim como, levantou o debate a respeito do emprego de novas mídias em sala de aula. Este artigo é parte integrante de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, Universidade do Contestado – Campus de Concórdia. A pesquisa baseou-se em apontar a eficiência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e como as mesmas podem ser utilizadas em sala de aula. Também focou a necessidade de levar para os jovens o acesso às novas mídias. A proposta foi desenvolvida em uma escola pública, no período de 17 de julho a 20 de novembro de 2009. Neste artigo é possível vislumbrar o saldo positivo da aplicação do Podcast como proposta de ensino em sala de aula, através de uma mudança no comportamento do aluno. ਍ഀ


Palavras-chave:  Comunicação, Educação, Multimídia, Podcast
਍ഀ