IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação QUANDO A IDEOLOGIA VEM À TONA: ELEMENTOS DO NÍVEL DISCURSIVO NO TEXTO PUBLICITÁRIO Adriana Tulio Baggio (Faculdade Internacional de Curitiba - Facinter)
ResumoPara cumprir seu objetivo, o discurso publicitário busca a identificação com o público-alvo, acabando por refletir a sociedade que o produz. Assim, a compreensão do discurso publicitário só é possível ao considerar os aspectos internos e também o contexto de sua produção. Para contemplar estes dois fatores, o artigo sugere a análise sociossemiótica, com destaque para o nível discursivo, um dos três que compõem o percurso gerativo da significação. Aqui são exemplificados, em relação ao discurso publicitário, os processos de embreagem e debreagem, o dito e não-dito, a tematização e a figurativização, os símbolos, índices e ícones. Por fim, levando em conta as informações que podem ser obtidas neste tipo de análise, propõe-se a sua utilização no ensino de criação publicitária, objetivando despertar a consciência para uma “publicidade sustentável”. Palavras-chave: publicidade, discurso publicitário, sociossemiótica, criação publicitária, ensino de publicidade |