XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT08.351-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

QUANDO A IDEOLOGIA VEM À TONA: ELEMENTOS DO NÍVEL DISCURSIVO NO TEXTO PUBLICITÁRIO

Adriana Tulio Baggio (Faculdade Internacional de Curitiba - Facinter)

Resumo

Para cumprir seu objetivo, o discurso publicitário busca a identificação com o público-alvo, acabando por refletir a sociedade que o produz. Assim, a compreensão do discurso publicitário só é possível ao considerar os aspectos internos e também o contexto de sua produção. Para contemplar estes dois fatores, o artigo sugere a análise sociossemiótica, com destaque para o nível discursivo, um dos três que compõem o percurso gerativo da significação. Aqui são exemplificados, em relação ao discurso publicitário, os processos de embreagem e debreagem, o dito e não-dito, a tematização e a figurativização, os símbolos, índices e ícones. Por fim, levando em conta as informações que podem ser obtidas neste tipo de análise, propõe-se a sua utilização no ensino de criação publicitária, objetivando despertar a consciência para uma “publicidade sustentável”.


Palavras-chave:  publicidade, discurso publicitário, sociossemiótica, criação publicitária, ensino de publicidade
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