ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>ResumoID:DT01.527-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td>IJ: <b>Jornalismo</b><p align=justify><strong>DESIGN, PRÁTICAS CULTURAIS E CULTURA MIDIÁTICA: A MARCA DO JORNAL NACIONAL </strong></p><p align=justify><b><u>Mateus Dias Vilela </u></b> (<i>Universidade Federal de Pelotas</i>)<br><br></p><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2> <P class="MsoNormal" style="text-align:justify">O presente trabalho busca relacionar design e cultura midiática através do Jornal Nacional. Para isso, realizar-se-á uma análise gráfica (cor, forma, tipografia) da marca além da contextualização de produção da mesma. A análise do trabalho parte do cruzamento do design com referências das práticas culturais em seus aspectos histórico-estruturais de produção de marcas durante os 40 anos de veiculação do Jornal Nacional.</P> </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;cultura midiática, design, estudos culturais, Jornal Nacional</td></tr></table></tr></td></table></body></html>