IJ: Jornalismo BRASILPRESS – UMA PROPOSTA DE AGÊNCIA DE NOTÍCIAS INTERNACIONAL VIRTUAL E CIDADÃ Gilson Garrett Algauer Júnior (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
ResumoOഀ
presente trabalho mostra parte de uma pesquisa, realizada naഀ
Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2009, que buscouഀ
comprovar a lacuna existente na cobertura realizada pelas agênciasഀ
de notícias no que tange o assunto Brasil e propor uma agência deഀ
notícias de conteúdo brasileiro para o exterior. Uma breve relaçãoഀ
entre o jornalismo online, jornalismo internacional e as agências deഀ
notícias é apresentada para mostrar toda a evolução dos temasഀ
frente à internet. Por meio de uma análise do trabalho da maiorഀ
agência Reuters, entrevistas com editores desഀ
cadernos internacionais de veículos impressos e a análise deഀ
conteúdo das agências BBC e Reuters, constatou-se a necessidade real da criação de uma agência de notícias comഀ
cobertura jornalística mais aprofundada dos assuntos brasileiros.ഀ
ഀ
Palavras-chave: agências de notícias, globalização, jornalismo cidadão, jornalismo internacional, jornalismo online |