XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT03.580-1


IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

DA SOCIEDADE MIDIÁTICA À MIDIATIZADA:਍ഀ UMA ATUALIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ਍ഀ

Patrícia Milano Pérsigo (Universidade Federal de Santa Maria); Maria Ivete Trevisan Fossá (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Este artigo aborda a transformação da sociedade atual, realizando uma caracterização da sociedade midiática à midiatizada e promovendo algumas ponderações sobre a comunicação organizacional nesse contexto. Acreditamos que anterior a qualquer reflexão sobre a atualidade das formas de relacionamento entre organização e públicos, faz-se necessário conjeturar sobre a própria reconfiguração social em um contexto midiatizado. Partimos do pressuposto de que modelos lineares e instrumentais de comunicação estão sendo superados e que a rápida introdução da tecnologia da informação e da comunicação altera o papel da mídia na sociedade atual. Assim entendemos que a comunicação organizacional necessita adequar-se às características sociais atuais, fazendo uso das potencialidades que esse contexto oferece.


Palavras-chave:  sociedade midiática, sociedade midiatizada, comunicação organizacional, internet
਍ഀ