IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional DA SOCIEDADE MIDIÁTICA À MIDIATIZADA:ഀ
UMA ATUALIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ഀ
Patrícia Milano Pérsigo (Universidade Federal de Santa Maria); Maria Ivete Trevisan Fossá (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoEste artigo aborda a transformação da sociedade atual, realizando uma caracterização da sociedade midiática à midiatizada e promovendo algumas ponderações sobre a comunicação organizacional nesse contexto. Acreditamos que anterior a qualquer reflexão sobre a atualidade das formas de relacionamento entre organização e públicos, faz-se necessário conjeturar sobre a própria reconfiguração social em um contexto midiatizado. Partimos do pressuposto de que modelos lineares e instrumentais de comunicação estão sendo superados e que a rápida introdução da tecnologia da informação e da comunicação altera o papel da mídia na sociedade atual. Assim entendemos que a comunicação organizacional necessita adequar-se às características sociais atuais, fazendo uso das potencialidades que esse contexto oferece.
Palavras-chave: sociedade midiática, sociedade midiatizada, comunicação organizacional, internet |