XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT06.628-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

A LINGUAGEM MIDIÁTICA COMO PRÁTICA SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Roberta Roos Thier (Unipampa)

Resumo

਍ഀ

Cada meio possui características próprias que os estruturam, a começar pela linguagem empregada em cada um que produz narrativas diversas. As ferramentas de comunicação poderiam utilizar sua influência de transmissores culturais também nas instituições de ensino, explorando conteúdos de forma criativa e interessante, atingindo assim as diferentes capacidades. O presente artigo pretende analisar e discutir a qualidade de absorção de conteúdos oferecidos através dos meios de comunicação e suas linguagens específicas, por portadores de deficiência visual e por pessoas que não têm acesso a materiais impressos. O contato com esses conteúdos será identificado principalmente através do rádio, em um projeto específico de livro falado, que incentiva o alcance tanto no âmbito comunitário como no de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave:  meios de comunicação, educação, linguagens, audiobook
਍ഀ