XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ06.630-2


IJ: Interfaces Comunicacionais

RÁDIO NA ESCOLA: MICROFONE ABERTO PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS

Taíse Cristina Heberle de Lima (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Vera Lúcia Spacil Raddatz (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a importância da implantação de uma emissora interna de rádio dentro da escola como instrumento de educação para a formação das crianças, jovens e adolescentes, a fim de que eles se tornem cidadãos participativos na sociedade em que vivem. Por meio do Projeto “Rádio na Escola”, que baseia-se nos fundamentos teóricos da educomunicação, desenvolvido em escolas públicas de ensino fundamental e médio na região de Ijuí/RS observamos como se comportam crianças, jovens e adolescentes em relação à mídia, a partir do conhecimento dos processos de comunicação que envolve as rotinas de fazer rádio dentro da escola para os colegas, professores e comunidade escolar. Acreditamos que essa experiência possa desenvolver não só habilidades de expressão e comunicação, como torná-los mais autônomos e críticos em relação aos outros veículos e à realidade.


Palavras-chave:  Rádio, Escola, Crianças, Adolescentes, Educação
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